* Nome do jingle:
* Criação:
* Produção:
* Ano:
* Nome dos alunos pesquisadores:
Elementos a serem observados:
* Tema proposto (propaganda comercial, campanha eleitoral, social e institucional etc.);
* Texto (letra da composição);
* Mensagem (slogan);
* Público alvo e seu perfil (faixa etária, preferências de consumo, classe social, sexo etc.)
* Vocabulário adequado (direcionado especificadamente ao público alvo, livre, ortografia, gramática etc.)
* Trilha sonora (inédita, paródia, autoral e domínio público/trilha branca);
*
Recursos sonoros (ruídos, vozes, locução, sons de animais, da natureza,
eletrônicos, instrumentos musicais, percussão corporal etc.);
* Adequação ao tema;
* Qualidade da expressão musical (relação entre a produção do Jingle e o tema);
* Qualidade sonora na execução (efeitos sonoros, equalização etc.)
jingle sabonete johnson
ResponderExcluirE jingle comercial com uma letra facil de assimilar, melodia envolvente e convidativa para o banho com o sabonete johnson proprio para criança com desenhos engraçadinhos.
Jingle Café seleto
ResponderExcluirEste jingle se popularizou principalmente entre as crianças o que ajudou no marketing do produto, afinal a criança tem um forte poder de persuasão na escolha dos pais. Simples, este jingle atingiu seu objetivo e consegue permanecer na memória de muita gente até hoje. Até outra versão as crianças fizeram na época.
O Café Seleto se destacou como um dos grandes anunciantes nos anos 1970. Ao longo de sua trajetória na mídia, a marca conseguiu popularidade pelo jingle criado por Arquimedes Messina – “Depois de um sono bom/a gente levanta/escova o dentinho…”. No entanto, a empresa se fez presente na mídia com vários outros filmes e com objetivos claros, mantendo sempre o slogan “O gostinho da vida”.
Guaraná: jingle feito para um momento romântico que associa a importância deste encontro com a perfeita combinação da pizza com guaraná.
ResponderExcluirShampoo Johnson: jingle dirigido às crianças incentivando o momento do banho com uma música que lembra o programa do Cocoricó, na voz do Julio. Remete ao cenário do sítio e a descontração das brincadeiras infantis.
Café Seleto: As crianças cantam o jingle em uníssono, reforçando a importância da vida em família, do café que a mamãe prepara ressaltando o papel materno na alimentação saudável.
O JINGLE escolhido foi do SHAMPOO JOHSON'S,uma propaganda comercial,direcionado mais especificamente ao público infantil,a musica é bastante contagiante,fácil assimilação,repetindo várias vezes a palavra CHUÁ,CHUÁ nos remete ao som da água no corpo e bastante diversão e alegria.Os recursos de áudio estavam de acordo com a proposta
ResponderExcluirElaine-ARTE e Ewerthon-Tecnologia
DE-PIRAJU
Para socializar: O Café Seleto voltou.
ResponderExcluirDê uma olhada: http://cafeseleto.com.br/
Giulio, apreciei o jingle no site indicado e realmente" a canção que marcou toda uma geração" voltou com a roupagem do século 21.
ExcluirCésar Paes e Renato Paes, da DE Penápolis, analisamos o jingle Johnson's Baby Shampoo (Tá Na Hora de Lavar a Cabeça), sob a criação de Hélio Ziskind, produzido pela Zeeg 2 em 1998 e relançado em 2009.
ResponderExcluirLetra do Jinglle Johnson's Baby Shampo:
Cabeça
Tá na hora de lavar
Fazer carinho na cabeça
Mexer no couro cabeludo
Esfrega, esfrega
Vai fazendo espuma
Esfrega, esfrega
Vai fazendo massagem
Gostoso pra chuchu
Chuá chuá uh uh
Lavar a cabeleira com Johnson's Baby Shampoo
Uh uh uáááá
O jingle tem como tema proposto a propaganda comercial, baseado no slogan: “Do seu toque com Johnson´s Baby nasce um mundo melhor”, focado nas mães como público alvo. Tanto a letra como os efeitos do jingle remete a doçura da criança para encantar as mães. A triha sonora foi baseada na produção de 1998 e apresenta vozes infantis e sons de água ao fundo de acordo com a finalidade do banho. Toda produção ficou adequada ao tema e aos objetivos do comercial com qualidade musical e sonora de excelência qualidade.
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ExcluirCafé Seleto
ResponderExcluirDE Santo André
O tema proposto do Café Seleto é uma propaganda comercial que atribui adjetivos que remetem à qualidade do produto e seus benefícios. Apela às boas lembranças da infância,utilizando vozes em coro de crianças, mas sendo direcionado tanto para adultos quanto crianças. O tema é adequado na medida em que cria a necessidade pelo café como uma forma de retorno à infância. A expressão musical, embora breve, apresenta rima de fácil memorização e com constante repetição sobre o nome do produto, demonstrando que a ênfase na sonoridade do coral de crianças é recurso estratégico para a venda do café.
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ExcluirO jingle apresentado do “Guaraná” veio ao encontro do roteiro de apreciação, a música fala de pizza, guaraná atendendo ao tema proposto que é o “guaraná”. O público alvo atende a todas as faixas etárias e suas preferências de consumo, tendo uma trilha sonora inédita produzida com recursos sonoros eletrônicos e instrumentos musicais. A produção do jingle atendeu perfeitamente ao vocabulário do tema proposto. Helena e Adevilson - DE Mirante do Paranapanema.
ResponderExcluirFoi feito um bem bolado entre pizza e guaraná, que nos da vontade de comer e beber!!! DE Centro Sul
ExcluirNome do jingle: Café Seleto
ResponderExcluir1 Criação: Archimeds Messina com arranjo de Teo de Barros
Ano: 1968
2 Criação : Tula Minnassian e Pedro Jaguaribe com arranjo de Raphael Mancini
Professores pesquisadores: Regina, Vera e Patricia – Centro Sul
Elementos a serem observados:
* Tema proposto: propaganda comercial;
* Texto: O que diz o texto publicitário:
Depois de um sono bom
A gente levanta
Toma aquele banho
Escova os dentinhos
Na hora de tomar café
É Café Seleto
Que a mamãe prepara
Com tanto carinho
Café Seleto tem
Sabor delicioso
Cafezinho gostoso
É Café Seleto
Café Seleto
O Café Seleto deseja a todos Feliz Natal e um Próspero Ano Novo
Café Seleto
Café Seleto
Café Seleto
Café Seleto
* Mensagem: Saborear o café Seleto feito pela mamãe com muito carinho.
* Público alvo e seu perfil: todas as idades, inclusive as crianças.
* Vocabulário adequado: sim
* Trilha sonora: autoral e domínio público/trilha branca;
* Recursos sonoros: eletrônicos, instrumentos musicais;
* Adequação ao tema;
* Qualidade da expressão musical: muito boa ;
* Qualidade sonora na execução: boa .
Nome do jingle: Novo - Café Seleto Crianças
ResponderExcluirCriação:Final da década de 70 por Criado por Arquimedes Messina e com arranjos de Teo de Barros
Produção: Play it Again
Ano:2013
O jingle teve um sucesso instantâneo e meteórico - tanto que a geração com seus 35 a 45 anos ainda lembra a letra de cor. Não apenas pela qualidade da campanha publicitária, mas também pela identificação com os garotos-propaganda. Em todos os comerciais de TV e spots de rádio do Café Seleto, as crianças eram uma presença constante. Ainda que o consumo de café na infância não seja exatamente recomendado.
E criar um jingle inesquecível naquela época não era fácil. Não por falta de talentos - pelo contrário, havia excesso deles. Mas mesmo com tanta concorrência, 9 entre 10 pessoas que viveram sua infância na década de 70 devem concordar que o jingle do Café Seleto é imbatível.
Pagina do Café Seleto: http://cafeseleto.com.br/
O que diz o texto publicitário:
Depois de um sono bom
A gente levanta
Toma aquele banho
Escova os dentinhos
Na hora de tomar café
É Café Seleto
Que a mamãe prepara
Com tanto carinho
Café Seleto tem
Sabor delicioso
Cafezinho gostoso
É Café Seleto
Café Seleto
O Café Seleto deseja a todos Feliz Natal e um Próspero Ano Novo
Café Seleto
Café Seleto
Café Seleto
Café Seleto
Nome dos alunos pesquisadores: Nélif Gonçalves & Douglas Félix
Nome do jingle: Guaraná Antarctica – Pizza
ResponderExcluirCriação: Mineiro, Brunetti, Novaes, Campanelli
Produção: MCR
Ano: 1991
Nome dos alunos pesquisadores: Sandra Fabretti
Letra:
Pizza e Guaraná
Eu não vejo a hora de te encontrar
Te ver mais uma vez e saborear
Meia mussarela, meia aliche ou calabresa
romana, quatro-queijos, marguerita e portuguesa.
Como é bom te ver! Você chegou na hora H
Adoro pizza com Guaraná.
Um Pouco de História
No início da década de 90 era preciso mudar o posicionamento do Guaraná Antarctica, criar uma campanha que ganhasse a simpatia do consumidor. Associando o produto com momentos bons da vida criou-se o que podemos chamar Lovemark. Em 1991 foram criados dois jingles geniais partindo da idéia de utilizar a música, uma forma poderosa de comunicação, para atribuir ao Guaraná Antarctica o mérito pelos bons momentos causados por outros produtos. E esses produtos eram a pipoca e a pizza. Existem jingles que marcam gerações e com certeza este case é um grande exemplo. O resultado você confere abaixo.
Elementos a serem observados:
Fonte: http://cerebrocriativo.blogspot.com.br/2006/02/great-jingles-guaran-antarctica.html
Atinge o público que se propõe e realmente o objetivo que é o apetite e a junção das duas coisas: pizza e guaraná.
ExcluirO foco está em mostrar que com qualquer produto (comestível) o guaraná se faz presente e proporciona um "sabor especial".
Nome do jingle: Guaraná Antartica - Pizza
ResponderExcluirCriação: Sérgio Mineiro, César Brunetti, Lino Simão e Sérgio Campanelli,
Produção: Produzido pela MCR para DM9, comandada por Nizan Guanaes
Ano: 1991
Nome dos alunos pesquisadores: José Antonio Godoy
Tema proposto: Comercial
Texto (letra da composição):
E-eu naum vejo a hora
De te cortar
Te ver mais uma vez
Te saborear
Meia muzzarella
Meia aliche
Ou calabresa
Romana, 4 queijos. margueritta e portuguesa
Como é bom te ver
Você chegou na hora H
Adoro pizza com guaraná
Mensagem (slogan); Adoro pizza com guaraná
Público alvo e seu perfil (faixa etária, preferências de consumo, classe social, sexo etc.) a familia
Vocabulário adequado (direcionado especificadamente ao público alvo, livre, ortografia, gramática etc.) : direcionado para a família
Trilha sonora (inédita, paródia, autoral e domínio público/trilha branca);
O tema tem forte inspiração nos doo-wop dos anos 1950 e 1960 e talvez por isso tenham caído tão rapidamente na boca de todos. O estilo musical Doo Wop, consistia basicamente em um trabalho de vozes que iam do agudo ao grave. Um cantor principal que era acompanhado pelos demais. Harmonia era a alma desse estilo musical.
Havia algumas centenas de grupos, mas como em tudo na vida, tinha, aqueles que ganhavam destaque.
Pra começar hoje vamos conhecer alguns dos melhores.
Recursos sonoros (ruídos, vozes, locução, sons de animais, da natureza, eletrônicos, instrumentos musicais, percussão corporal etc.); som do líquido no copo
Adequação ao tema; Sim, dá muito apetite.
Qualidade da expressão musical (relação entre a produção do Jingle e o tema); Boa
Qualidade sonora na execução (efeitos sonoros, equalização etc.): Boa
Tema Proposto: propaganda comercial
ResponderExcluirTexto: Jingle
Mensagem: Café Seleto – Torrado Eletronicamente
Público Alvo: Família
Vocabulário Adequado: Direcionado à criança especificamente. Supõe-se que direcionaram ao público infantil por considerá-lo uma ponte para levar o produto à família toda.
Trilha Sonora: Autoral
Recursos Sonoros: Vozes e ruídos do café saindo do bule e caindo na xícara.
A qualidade da expressão musical está em perfeita sintonia com os efeitos sonoros. Apesar de ser bastante antigo, o comercial como um todo permanece na memória de todos graças à sua perfeita elaboração.
Debora Davi(DE Ribeirão Preto), Giulio Benevides (DE Ribeirão Preto) e Adriana Mattos (DE Franca).
O Jingle propõe de forma sutil uma propagandz comercial que sugere um ambiente familiar.Se utiliza da voz de criança como elemento de sensibilização, supondo um acordar malegre.Reporta a um ambiente doméstico, violão ao fundo partindo para a familia num canto único, reafirmando a "família feliz"
ResponderExcluirRoteiro de apreciação do jingle
ResponderExcluir* Nome do jingle: Café Seleto
* Criação: Arquimedes Messina com Arranjos de Théo de Barros
* Produção: Lynxfilm maior produtora de comerciais entre os anos 1950 e 1970
* Ano: 1978
* Nome dos alunos pesquisadores:
Rosana Regis – PCNP Arte
Ronaldo Spinola Nunes – PCNP Tecnologia
Elementos a serem observados:
* Tema proposto (propaganda comercial, campanha eleitoral, social e institucional etc.);
Propaganda comercial
* Texto (letra da composição);
Depois de um sono bom, A gente levanta, Toma aquele banho, Escova os dentinhos..., Na hora de tomar café, É o Café Seleto, Que a mamãe repara, com todo carinho..., Café Seleto tem, Sabor delicioso, Cafezinho gostoso
* Mensagem (slogan);
Prazer em tomar café
* Público alvo e seu perfil (faixa etária, preferências de consumo, classe social, sexo etc.)
Crianças e Adultos
* Vocabulário adequado (direcionado especificadamente ao público alvo, livre, ortografia, gramática etc.)
Simples e acessível para todo o público.
* Trilha sonora (inédita, paródia, autoral e domínio público/trilha branca);
Inédita
* Recursos sonoros (ruídos, vozes, locução, sons de animais, da natureza, eletrônicos, instrumentos musicais, percussão corporal etc.);
Violão e Canto
Elementos a serem observados:
ResponderExcluir* Tema proposto: alimentação
* Texto : claro e coerente
* Mensagem (slogan); "adoro pizza com guaraná"
* Público alvo e seu perfil : pessoas de todas as faixas etárias.
* Vocabulário adequado (direcionado especificadamente ao público alvo, livre, ortografia, gramática etc.) letra de fácil assimilação
* Trilha sonora (inédita);
* Recursos sonoros: música, locução, instrumentos musicais, efeitos especiais (som da abertura da garrafa)
* Adequação ao tema; totalmente adequado ao tema proposto
* Qualidade da expressão musical (relação entre a produção do Jingle e o tema); totalmente adequado ao tema
* Qualidade sonora na execução (efeitos sonoros, equalização etc.): áudio e voz perfeitos e sincronizados.
Roteiro de apreciação do jingle
ResponderExcluirNome: Johnson’s Baby Shampoo
Criação: Hélio Ziskind
Produção: Zeeg 2
Ano: 1998
Nome dos alunos pesquisadores: Regina C Santos e Vannize Ap M Orima
Elementos observados:
O jingle é um comercial de shampoo. A trilha sonora é uma parodia da musica do ratinho do programa Castelo Ra-tim-bum e som de água caindo. A música é adequada ao público infantil, pois é uma letra fácil de decorar; é cantada por crianças e o personagem (ratinho).