quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Roteiro de apreciação do jingle

* Nome do jingle:
* Criação:
* Produção:
* Ano:
* Nome dos alunos pesquisadores: 

Elementos a serem observados:
* Tema proposto (propaganda comercial, campanha eleitoral, social e institucional etc.);
* Texto (letra da composição);
* Mensagem (slogan);
* Público alvo e seu perfil (faixa etária, preferências de consumo, classe social, sexo etc.)
* Vocabulário adequado (direcionado especificadamente ao público alvo, livre, ortografia, gramática etc.)
* Trilha sonora (inédita, paródia, autoral e domínio público/trilha branca);
* Recursos sonoros (ruídos, vozes, locução, sons de animais, da natureza, eletrônicos, instrumentos musicais, percussão corporal etc.);
* Adequação ao tema;
* Qualidade da expressão musical (relação entre a produção do Jingle e o tema);
* Qualidade sonora na execução (efeitos sonoros, equalização etc.)

23 comentários:

  1. jingle sabonete johnson
    E jingle comercial com uma letra facil de assimilar, melodia envolvente e convidativa para o banho com o sabonete johnson proprio para criança com desenhos engraçadinhos.

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  2. Jingle Café seleto
    Este jingle se popularizou principalmente entre as crianças o que ajudou no marketing do produto, afinal a criança tem um forte poder de persuasão na escolha dos pais. Simples, este jingle atingiu seu objetivo e consegue permanecer na memória de muita gente até hoje. Até outra versão as crianças fizeram na época.
    O Café Seleto se destacou como um dos grandes anunciantes nos anos 1970. Ao longo de sua trajetória na mídia, a marca conseguiu popularidade pelo jingle criado por Arquimedes Messina – “Depois de um sono bom/a gente levanta/escova o dentinho…”. No entanto, a empresa se fez presente na mídia com vários outros filmes e com objetivos claros, mantendo sempre o slogan “O gostinho da vida”.

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  3. Guaraná: jingle feito para um momento romântico que associa a importância deste encontro com a perfeita combinação da pizza com guaraná.
    Shampoo Johnson: jingle dirigido às crianças incentivando o momento do banho com uma música que lembra o programa do Cocoricó, na voz do Julio. Remete ao cenário do sítio e a descontração das brincadeiras infantis.
    Café Seleto: As crianças cantam o jingle em uníssono, reforçando a importância da vida em família, do café que a mamãe prepara ressaltando o papel materno na alimentação saudável.

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  4. O JINGLE escolhido foi do SHAMPOO JOHSON'S,uma propaganda comercial,direcionado mais especificamente ao público infantil,a musica é bastante contagiante,fácil assimilação,repetindo várias vezes a palavra CHUÁ,CHUÁ nos remete ao som da água no corpo e bastante diversão e alegria.Os recursos de áudio estavam de acordo com a proposta
    Elaine-ARTE e Ewerthon-Tecnologia
    DE-PIRAJU

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  5. Para socializar: O Café Seleto voltou.
    Dê uma olhada: http://cafeseleto.com.br/

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    1. Giulio, apreciei o jingle no site indicado e realmente" a canção que marcou toda uma geração" voltou com a roupagem do século 21.

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  6. César Paes e Renato Paes, da DE Penápolis, analisamos o jingle Johnson's Baby Shampoo (Tá Na Hora de Lavar a Cabeça), sob a criação de Hélio Ziskind, produzido pela Zeeg 2 em 1998 e relançado em 2009.

    Letra do Jinglle Johnson's Baby Shampo:

    Cabeça
    Tá na hora de lavar
    Fazer carinho na cabeça
    Mexer no couro cabeludo
    Esfrega, esfrega
    Vai fazendo espuma
    Esfrega, esfrega
    Vai fazendo massagem
    Gostoso pra chuchu
    Chuá chuá uh uh
    Lavar a cabeleira com Johnson's Baby Shampoo
    Uh uh uáááá

    O jingle tem como tema proposto a propaganda comercial, baseado no slogan: “Do seu toque com Johnson´s Baby nasce um mundo melhor”, focado nas mães como público alvo. Tanto a letra como os efeitos do jingle remete a doçura da criança para encantar as mães. A triha sonora foi baseada na produção de 1998 e apresenta vozes infantis e sons de água ao fundo de acordo com a finalidade do banho. Toda produção ficou adequada ao tema e aos objetivos do comercial com qualidade musical e sonora de excelência qualidade.

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  7. Café Seleto

    DE Santo André

    O tema proposto do Café Seleto é uma propaganda comercial que atribui adjetivos que remetem à qualidade do produto e seus benefícios. Apela às boas lembranças da infância,utilizando vozes em coro de crianças, mas sendo direcionado tanto para adultos quanto crianças. O tema é adequado na medida em que cria a necessidade pelo café como uma forma de retorno à infância. A expressão musical, embora breve, apresenta rima de fácil memorização e com constante repetição sobre o nome do produto, demonstrando que a ênfase na sonoridade do coral de crianças é recurso estratégico para a venda do café.

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  8. Este comentário foi removido pelo autor.

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  9. O jingle apresentado do “Guaraná” veio ao encontro do roteiro de apreciação, a música fala de pizza, guaraná atendendo ao tema proposto que é o “guaraná”. O público alvo atende a todas as faixas etárias e suas preferências de consumo, tendo uma trilha sonora inédita produzida com recursos sonoros eletrônicos e instrumentos musicais. A produção do jingle atendeu perfeitamente ao vocabulário do tema proposto. Helena e Adevilson - DE Mirante do Paranapanema.

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    1. Foi feito um bem bolado entre pizza e guaraná, que nos da vontade de comer e beber!!! DE Centro Sul

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  10. Nome do jingle: Café Seleto
    1 Criação: Archimeds Messina com arranjo de Teo de Barros
    Ano: 1968
    2 Criação : Tula Minnassian e Pedro Jaguaribe com arranjo de Raphael Mancini
    Professores pesquisadores: Regina, Vera e Patricia – Centro Sul
    Elementos a serem observados:
    * Tema proposto: propaganda comercial;
    * Texto: O que diz o texto publicitário:
    Depois de um sono bom
    A gente levanta
    Toma aquele banho
    Escova os dentinhos
    Na hora de tomar café
    É Café Seleto
    Que a mamãe prepara
    Com tanto carinho
    Café Seleto tem
    Sabor delicioso
    Cafezinho gostoso
    É Café Seleto
    Café Seleto
    O Café Seleto deseja a todos Feliz Natal e um Próspero Ano Novo
    Café Seleto
    Café Seleto
    Café Seleto
    Café Seleto
    * Mensagem: Saborear o café Seleto feito pela mamãe com muito carinho.
    * Público alvo e seu perfil: todas as idades, inclusive as crianças.
    * Vocabulário adequado: sim
    * Trilha sonora: autoral e domínio público/trilha branca;
    * Recursos sonoros: eletrônicos, instrumentos musicais;
    * Adequação ao tema;
    * Qualidade da expressão musical: muito boa ;
    * Qualidade sonora na execução: boa .

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  11. Nome do jingle: Novo - Café Seleto Crianças

    Criação:Final da década de 70 por Criado por Arquimedes Messina e com arranjos de Teo de Barros

    Produção: Play it Again

    Ano:2013

    O jingle teve um sucesso instantâneo e meteórico - tanto que a geração com seus 35 a 45 anos ainda lembra a letra de cor. Não apenas pela qualidade da campanha publicitária, mas também pela identificação com os garotos-propaganda. Em todos os comerciais de TV e spots de rádio do Café Seleto, as crianças eram uma presença constante. Ainda que o consumo de café na infância não seja exatamente recomendado.
    E criar um jingle inesquecível naquela época não era fácil. Não por falta de talentos - pelo contrário, havia excesso deles. Mas mesmo com tanta concorrência, 9 entre 10 pessoas que viveram sua infância na década de 70 devem concordar que o jingle do Café Seleto é imbatível.

    Pagina do Café Seleto: http://cafeseleto.com.br/

    O que diz o texto publicitário:

    Depois de um sono bom
    A gente levanta
    Toma aquele banho
    Escova os dentinhos

    Na hora de tomar café
    É Café Seleto
    Que a mamãe prepara
    Com tanto carinho

    Café Seleto tem
    Sabor delicioso
    Cafezinho gostoso
    É Café Seleto

    Café Seleto

    O Café Seleto deseja a todos Feliz Natal e um Próspero Ano Novo

    Café Seleto
    Café Seleto
    Café Seleto
    Café Seleto



    Nome dos alunos pesquisadores: Nélif Gonçalves & Douglas Félix

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  12. Nome do jingle: Guaraná Antarctica – Pizza
    Criação: Mineiro, Brunetti, Novaes, Campanelli
    Produção: MCR
    Ano: 1991
    Nome dos alunos pesquisadores: Sandra Fabretti

    Letra:
    Pizza e Guaraná
    Eu não vejo a hora de te encontrar
    Te ver mais uma vez e saborear
    Meia mussarela, meia aliche ou calabresa
    romana, quatro-queijos, marguerita e portuguesa.
    Como é bom te ver! Você chegou na hora H
    Adoro pizza com Guaraná.

    Um Pouco de História
    No início da década de 90 era preciso mudar o posicionamento do Guaraná Antarctica, criar uma campanha que ganhasse a simpatia do consumidor. Associando o produto com momentos bons da vida criou-se o que podemos chamar Lovemark. Em 1991 foram criados dois jingles geniais partindo da idéia de utilizar a música, uma forma poderosa de comunicação, para atribuir ao Guaraná Antarctica o mérito pelos bons momentos causados por outros produtos. E esses produtos eram a pipoca e a pizza. Existem jingles que marcam gerações e com certeza este case é um grande exemplo. O resultado você confere abaixo.
    Elementos a serem observados:

    Fonte: http://cerebrocriativo.blogspot.com.br/2006/02/great-jingles-guaran-antarctica.html

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    1. Atinge o público que se propõe e realmente o objetivo que é o apetite e a junção das duas coisas: pizza e guaraná.
      O foco está em mostrar que com qualquer produto (comestível) o guaraná se faz presente e proporciona um "sabor especial".

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  13. Nome do jingle: Guaraná Antartica - Pizza
    Criação: Sérgio Mineiro, César Brunetti, Lino Simão e Sérgio Campanelli,
    Produção: Produzido pela MCR para DM9, comandada por Nizan Guanaes
    Ano: 1991
    Nome dos alunos pesquisadores: José Antonio Godoy
    Tema proposto: Comercial
    Texto (letra da composição):
    E-eu naum vejo a hora
    De te cortar
    Te ver mais uma vez
    Te saborear
    Meia muzzarella
    Meia aliche
    Ou calabresa
    Romana, 4 queijos. margueritta e portuguesa
    Como é bom te ver
    Você chegou na hora H
    Adoro pizza com guaraná
    Mensagem (slogan); Adoro pizza com guaraná
    Público alvo e seu perfil (faixa etária, preferências de consumo, classe social, sexo etc.) a familia
    Vocabulário adequado (direcionado especificadamente ao público alvo, livre, ortografia, gramática etc.) : direcionado para a família
    Trilha sonora (inédita, paródia, autoral e domínio público/trilha branca);
    O tema tem forte inspiração nos doo-wop dos anos 1950 e 1960 e talvez por isso tenham caído tão rapidamente na boca de todos. O estilo musical Doo Wop, consistia basicamente em um trabalho de vozes que iam do agudo ao grave. Um cantor principal que era acompanhado pelos demais. Harmonia era a alma desse estilo musical.
    Havia algumas centenas de grupos, mas como em tudo na vida, tinha, aqueles que ganhavam destaque.
    Pra começar hoje vamos conhecer alguns dos melhores.
    Recursos sonoros (ruídos, vozes, locução, sons de animais, da natureza, eletrônicos, instrumentos musicais, percussão corporal etc.); som do líquido no copo
    Adequação ao tema; Sim, dá muito apetite.
    Qualidade da expressão musical (relação entre a produção do Jingle e o tema); Boa
    Qualidade sonora na execução (efeitos sonoros, equalização etc.): Boa

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  14. Tema Proposto: propaganda comercial
    Texto: Jingle
    Mensagem: Café Seleto – Torrado Eletronicamente
    Público Alvo: Família
    Vocabulário Adequado: Direcionado à criança especificamente. Supõe-se que direcionaram ao público infantil por considerá-lo uma ponte para levar o produto à família toda.
    Trilha Sonora: Autoral
    Recursos Sonoros: Vozes e ruídos do café saindo do bule e caindo na xícara.
    A qualidade da expressão musical está em perfeita sintonia com os efeitos sonoros. Apesar de ser bastante antigo, o comercial como um todo permanece na memória de todos graças à sua perfeita elaboração.

    Debora Davi(DE Ribeirão Preto), Giulio Benevides (DE Ribeirão Preto) e Adriana Mattos (DE Franca).

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  15. O Jingle propõe de forma sutil uma propagandz comercial que sugere um ambiente familiar.Se utiliza da voz de criança como elemento de sensibilização, supondo um acordar malegre.Reporta a um ambiente doméstico, violão ao fundo partindo para a familia num canto único, reafirmando a "família feliz"

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  16. Roteiro de apreciação do jingle
    * Nome do jingle: Café Seleto

    * Criação: Arquimedes Messina com Arranjos de Théo de Barros

    * Produção: Lynxfilm maior produtora de comerciais entre os anos 1950 e 1970

    * Ano: 1978

    * Nome dos alunos pesquisadores:
    Rosana Regis – PCNP Arte
    Ronaldo Spinola Nunes – PCNP Tecnologia

    Elementos a serem observados:

    * Tema proposto (propaganda comercial, campanha eleitoral, social e institucional etc.);
    Propaganda comercial

    * Texto (letra da composição);
    Depois de um sono bom, A gente levanta, Toma aquele banho, Escova os dentinhos..., Na hora de tomar café, É o Café Seleto, Que a mamãe repara, com todo carinho..., Café Seleto tem, Sabor delicioso, Cafezinho gostoso

    * Mensagem (slogan);
    Prazer em tomar café

    * Público alvo e seu perfil (faixa etária, preferências de consumo, classe social, sexo etc.)
    Crianças e Adultos

    * Vocabulário adequado (direcionado especificadamente ao público alvo, livre, ortografia, gramática etc.)
    Simples e acessível para todo o público.


    * Trilha sonora (inédita, paródia, autoral e domínio público/trilha branca);
    Inédita

    * Recursos sonoros (ruídos, vozes, locução, sons de animais, da natureza, eletrônicos, instrumentos musicais, percussão corporal etc.);
    Violão e Canto

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  17. Elementos a serem observados:
    * Tema proposto: alimentação
    * Texto : claro e coerente
    * Mensagem (slogan); "adoro pizza com guaraná"
    * Público alvo e seu perfil : pessoas de todas as faixas etárias.
    * Vocabulário adequado (direcionado especificadamente ao público alvo, livre, ortografia, gramática etc.) letra de fácil assimilação
    * Trilha sonora (inédita);
    * Recursos sonoros: música, locução, instrumentos musicais, efeitos especiais (som da abertura da garrafa)
    * Adequação ao tema; totalmente adequado ao tema proposto
    * Qualidade da expressão musical (relação entre a produção do Jingle e o tema); totalmente adequado ao tema
    * Qualidade sonora na execução (efeitos sonoros, equalização etc.): áudio e voz perfeitos e sincronizados.

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  18. Roteiro de apreciação do jingle
    Nome: Johnson’s Baby Shampoo
    Criação: Hélio Ziskind
    Produção: Zeeg 2
    Ano: 1998
    Nome dos alunos pesquisadores: Regina C Santos e Vannize Ap M Orima
    Elementos observados:
    O jingle é um comercial de shampoo. A trilha sonora é uma parodia da musica do ratinho do programa Castelo Ra-tim-bum e som de água caindo. A música é adequada ao público infantil, pois é uma letra fácil de decorar; é cantada por crianças e o personagem (ratinho).

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