Avaliação

Prezado PCNP, registre aqui um depoimento que deverá conter sua opinião a respeito do processo vivenciado na OT que tratou das Orientações Didáticas para professores da 3ª série do EM - "As profissões contemporâneas do campo da música com interfaces em tecnologias digitais".

18 comentários:

  1. Grupo Pirassununga e Mogi Mirim

    Os recursos tecnológicos "audacity, Virtual DJ, soundcloud, blog, vídeos e tutoriais apresentados estão coerentes com o tema, porém a sequência didática, as comandas, o tempo disponível para as produções deixou a desejar.
    Iremos fazer adaptações para realização da OT em nossa região.

    Mogi Mirim - Rosangela Pieri, Solange Sol e Vanderlei
    Pirassununga - Tânia Benitendi e Maria Paula

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito de participar desta OT, os conteúdos foram claramente socializados pelos colegas PCNPs e acredito que este tema despertará muito interesse por parte dos alunos, pois música move a nossa vida.
    Acredito também que o enfoque dado às profissões relacionadas a dança despertarão muitas vocações entre nossos alunos, especialmente o trabalho do DJ.
    Quero agradecer a atenção e a disposição dos membros da nossa sala em nos ajudar nesta construção coletiva. Abraços a todos!!!
    David.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A O.T. foi interessante no sentido de usarmos programas relacionados à música, é mais comum usarmos programas RELACIONADOS ÀS IMAGENS.Tivemos um tempo muito corrido pra os trabalhos em grupo, criação e postagem no BLOG, mas valeu. Agora é preciso, com estas ferramentas, rever, treinar um pouco como usar os programas.Na escola a realidade é que não temos muitos computadores nas salas do acessa e não é possível trabalhar com metade da classe e deixar a outra metade na sala, este é um nó a ser resolvido, um computador para cada dois alunos ainda está distante da realidade.

    Silvia e Juliana DE Mauá

    ResponderExcluir
  5. Foi muito bom participarmos de uma orientação rica em recursos tecnológicos vinculados à Arte, porém todos deveriam experimentar as ferramentas. Achamos imprescindível que os PCNP de Tecnologia e Arte, cada qual com um computador, possa realizar as atividades durante todo o processo nas OT, só assim poderemos enriquecer o aprendizado para nossas formações.

    ResponderExcluir
  6. Achei muito interessante a proposta de trabalhar as proposições, pois ficou muito dinâmico, principalmente a parte vocal e corporal.
    Os softwares trabalhados despertará o interesse dos alunos, pois são de fácil manuseio.
    Pontos Negativos - Com a conexão lenta seria interessante trazer alguns vídeos e musicas, para não dependermos exclusivamente da conexão.
    Sandra Fabretti - DE OSASCO

    ResponderExcluir
  7. A OT foi interessante em relação à utilização de programação específica pra um trabalho em Música, no entanto, a sequência didática não ficou clara, as comandas não foram claras. Várias intervenções em meio às comandas atrapalhando o desenvolvimento das atividades propostas. O tempo e a quantidade de notebooks não foram suficientes para esta orientação. Percebemos a necessidade de maior explicação sobre a utilização das ferramentas apresentadas, pois com o que foi apresentado será impossível repassar para os professores.

    DER São João da Boa Vista

    ResponderExcluir
  8. Foi legal a capacitação, acredito que os professores de arte vão ter alguma dificuldade em lidar com vários softwares, numa mesma O.T. Acredito que devemos dividir essa O.T. em duas O.T.s uma abordando Jingle e outra abordando o virtual DJ.

    ResponderExcluir
  9. Gostei muito de participar desta OT,pois aprendi muito, pois como sou de tecnologia, meu conhecimento em música era um pouco limitado e no trabalho em grupo aprendi muito. Os conteúdos foram claramente socializados pelos colegas PCNPs e acredito que este tema despertará muito interesse por parte dos alunos, pois eles adoram músicas.
    Acredito também que o enfoque dado às profissões relacionadas a música despertarão muitas vocações entre nossos alunos, especialmente o trabalho do DJ. Os softwares apresentados são de suma importância neste processo e nesta parte mais tranquilo, tenho mais conhecimento e fiquei feliz, pois foi a hora de contribuir, houve momentos de trocas, minha colega, conhecimentos de música e eu retornei com os conhecimentos de tecnologia.
    Quero agradecer a atenção e a disposição dos membros da nossa sala em nos ajudar nesta construção coletiva. Abraços a todos!!!

    Ewerthon
    Elaine
    Diretoria de Piraju

    ResponderExcluir
  10. Gostei bastante da Orientação Técnica, aprendi muito e estou levando muita coisa para meus professores acerca das questões da Arte e da Tecnologia e sua interfaces com as tecnologias digitais com foco na música e nas profissões contemporâneas.

    ResponderExcluir
  11. Acredito que a orientação detalhou bem cada etapa e que cada uma precisará ajustar de acordo com sua diretoria, mas os softwares incentivados são ferramentas excelentes para qualquer professor de arte, pois na contemporaneidade é necessário que o pensamento e as práticas caminhem para este lado, o desenvolvimento e aprimoramento do professor no mundo da informática é hoje um desafio e acredito que esta seja a melhor forma de encarar o problema, colocando situações para a prática em sala de aula, possibilitando uma troca entre os conhecimentos dos alunos e dos professores.
    Os temas foram tratados de forma dinâmica e os resultados, mesmo que meio improvisados, saíram bem estruturados, o conteúdo ficou claro e objetivo. Lembrando que o conhecimento em informática é um processo e que a cada dia se junta uma peça nova.


    Renato Paes - PCNP Arte
    César Paes - PCNP Tecnologia
    Penápolis

    ResponderExcluir
  12. Gostei do material. Acredito que os alunos gostarão muito das atividades, mas a preocupação minha está na orientação do professor. Acredito que é muita informação para os professores. A sugestão seria dividir o encontro em experimentação livre e instalação de softwares em um dia e outro para analise e execução das atividades do bimestre.
    Inté Zé

    ResponderExcluir
  13. Aprendi muito, poismeu conhecimento em música era um pouco limitado e no trabalho em grupo aprendi muito.
    O enfoque dado às profissões relacionadas a música despertarão muitas vocações entre nossos alunos, especialmente o trabalho do DJ. Os softwares apresentados são de suma importância neste processo e nesta parte mais tranquilo.
    Adevilson - Mirante do Paranapanema

    ResponderExcluir
  14. Diretoria de Ensino de São Joaquim da Barra
    A Orientação teve muita informação e pouco tempo para explorar os programas, uma vez que nossos professores tem ainda pouco domínio com a tecnologia. Sugerimos que para as próximas O.T., os programas sejam divulgados com antecedência, para que possamos explorá-los.

    ResponderExcluir
  15. Gostamos dos softwares utilizados na Orientação, correspondem com o interesse e realidade dos alunos da 3ª série do ensino médio, porém para que chegue ao professores necessitamos de um tempo maior de aprofundamento para que o mesmo possa atingir o seu objetivo com propriedade.

    Rosana Regis - PCNP Arte
    Ronaldo Spínola Nunes - PCNP Tecnologia
    Diretoria de Ensino da Região de Itaquaquecetuba

    ResponderExcluir
  16. Achei muito interessante todos os softwares utilizados e acredito que isso tratá maior interesse aos alunos da 3 série, pois eles estão nessa era digital e quanto maior for a introdução desses materiais mais atrairemos a atenção...

    Michele
    Presidente Prudente

    ResponderExcluir
  17. Os conteúdos abordados na Orientação Técnica foram claramente socializados pelos PCNPs. Pudemos perceber que estão fazendo todas as adequações para que cada orientação seja mais clara, objetiva, produtiva e entendida por todos, para que possamos trabalhar com segurança com nossos professores.
    Aprendi muito e acredito que música e tecnologia irão despertar muito o interesse dos alunos como profissão.
    Parabéns a todos os PCNPs do GRAT pela dedicação, paciência e comprometimento com o trabalho realizado.
    Um abraço a todos,

    Adriana de Sousa Matos Vidal
    PCNP de Arte
    Diretoria de Ensino Região de Franca

    ResponderExcluir